Conteúdo notícias

» Notícias

Ricardo Barros e Madalena Abrantes participam de reunião do Condege em SE

Por: Ascom

O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, e a subdefensora pública-geral, Madalena Abrantes, participaram na última sexta-feira (25) da XXIV Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), no auditório do Delmar Hotel, em Aracaju (SE).

Os principais temas debatidos pelos defensores públicos gerais foram questões de saúde pública, sistema prisional em todo país e infância e adolescência. A pauta também incluiu temas relacionados à uniformização das Defensorias Públicas em todo país, número insuficiente de defensores públicos, estrutura, mapa da Defensoria Pública e outros de interesse das instituições.

O evento contou com representações dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Tocantins, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal.

Governador homenageado - Durante a solenidade, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, foi homenageado com uma placa em reconhecimento ao empenho e dedicação em prol do fortalecimento da Defensoria Pública. Em seu discurso, Belivaldo Chagas enalteceu a importância da instituição e relembrou os esforços na aprovação da Lei 183/2010.

“A Defensoria Pública é uma instituição ímpar que presta relevantes serviços à sociedade de um modo geral. Mesmo afastado da Defensoria Pública a forma que encontrei para suprir minha ausência enquanto Defensor Público atuando de forma direta junto à população foi procurar, sempre que possível, os caminhos para o fortalecimento, sem que isso estivesse legislando em casa própria”, disse o governador de Sergipe.

O defensor público-geral de Rondônia e presidente do Condege, Marcus Edson de Lima, enalteceu a presença do governador e o apoio à Defensoria Pública de Sergipe. “Muito nos honra a presença do governador Belivaldo Chagas, por isso, sabendo do apoio e da intenção em ajudar a Defensoria de Sergipe pedimos, em nome de todos os defensores públicos gerais, que essa atenção e apoio se prolifere para que todos os governadores de Estado tenham essa mentalidade de fortalecer as Defensorias Públicas, pois não há como se falar em cidadania sem passar por uma Defensoria Pública forte”, pontuou.

Condege
- A função do Condege é coordenar e articular os interesses comuns das Defensorias Públicas de todo país, promovendo e incentivando as práticas administrativas e de gestão voltadas ao aperfeiçoamento institucional.