Conteúdo notícias

» Notícias

Núcleo de Atendimento das Trincheiras realiza treinamento com estagiários

Por: Larissa Claro

O Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), em João Pessoa, localizado na Rua das Trincheiras, realiza nesta sexta-feira (1º), a partir das 8h, um treinamento para os estagiários que vão atuar no atendimento aos usuários da DPE-PB em 2019. As orientações serão repassadas por técnicos, assessores e defensores públicos, sob a supervisão das coordenadoras do Núcleo, Conceição Arcoverde e Risalba Cavalcanti.

Os estudantes serão orientados acerca do Processo Judicial eletrônico (PJe), do programa de gerenciamento do atendimento ao público (Solar) e das petições iniciais. “Além, é claro, de todas as instruções necessárias ao bom atendimento dos nossos assistidos”, ressaltou o defensor público-geral da DPE-PB, Ricardo Barros.

Além dos estagiários lotados no Núcleo de Atendimento das Trincheiras, o treinamento é aberto a todos os estudantes conveniados com a DPE-PB. Só na Grande João Pessoa, cerca de 50 alunos de diferentes instituições de ensino superior estagiam nos núcleos de atendimento da Defensoria. 

NÚCLEO INOVA NA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS – Para aprimorar o atendimento aos assistidos da Defensoria Pública, a coordenação do Núcleo decidiu inserir um novo método de contratação de estagiários do curso de Direito. Agora, os estudantes encaminhados pelas instituições conveniadas passam por uma seleção que inclui entrevista e prova de conhecimento sobre cada área específica.

“Antes, nós solicitávamos o estagiário ao setor competente da DPE e, a partir da autorização do DPG, o setor pedia à universidade que encaminhasse alguém para a vaga. A partir de agora, as instituições passarão a enviar mais de um por vaga para que tenhamos a condição de fazer uma seleção. Aquele que mais se identificar com a área de família, que é a maior demanda do Núcleo, ficará conosco”, explica a defensora Conceição Arcoverde.

Todos os anos, a DPE convoca estudantes de Direito a partir do 7º período para dar suporte aos defensores públicos nos núcleos de atendimento da Instituição. Os estágios são remunerados e compensam créditos das disciplinas de prática obrigatória. Em todo o Estado, mais de 120 estudantes estagiam nos núcleos de atendimento da Defensoria Pública.