Conteúdo notícias

» Notícias

Defensora pública de Cajazeiras integra Comissão de Igualdade Racial da Anadep

Por: Matheus Wendell*

A defensora da Comarca de Cajazeiras, Aline Mota, é a mais nova membro da Comissão da Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), que atua para fomentar políticas públicas de equidade racial e promover a educação em direitos. A indicação aconteceu em julho, pela Associação Paraibana de Defensores Públicos (APDB).

A comissão, criada em dezembro de 2018, busca ainda auxiliar a atuação de defensores públicos e demais instituições que militam nessa área dos direitos humanos. Entre os temas discutidos pela Comissão da Igualdade Étnico-Racial estão: o combate ao racismo, o genocídio da juventude negra, racismo institucional no Sistema de Justiça, ações afirmativas, entre outros.

De acordo com Aline Mota esses assuntos são extremamente relevantes, “sobretudo porque o público da nossa Instituição é formado por pessoas em estado de hipossuficiência econômica , e que, na maioria das vezes, coincide com a população negra”.

A defensora pretende suscitar debates sobre igualdade racial dentro da DPE-PB e estimular um diálogo com a sociedade. “Queremos trazer empoderamento para a população negra e aos poucos ir debelando as formas de racismo que temos visto no nosso meio social, construindo, dessa forma, uma sociedade mais fraterna e igualitária”, afirma.

*Estagiário